Acerca de mim

A minha foto
Portuguesa,http://www.caminhosquefalamportugues.blogspot.pt/ Mulher, nascida no Feijó, concelho de Almada, http://www.umateladearco-irismargemsultejo.blogspot.pt/ Península de Setúbal, Portugal. Residir no Alentejo, Portugal Membro da Cruz Vermelha Portuguesa, sócia e socorrista(tripulante de ambulâncias e formação base), https://pensamentos-quemsomos.blogspot.com Pintora, http://umateladearco-irislilas.blogspot.com/ escritora, https://pensamentosvermelhoii.blogspot.com/ bloguer e fotografa. Autora, de mais de 150 blogues, publicados na Google. Do qual consta, as minhas historias 90, os meus desenhos 189, as minhas fotos 8992, os meus vídeos 230 Inclui também, algumas fotos do meu pai 98 fotos, quando este esteve em Goa, Índia, Em 1959/1960, em serviço militar. http://indiaportuguesaanos60.blogspot.com/ Alem das minhas publicações, nas redes sociais, Facebook, e Youtube, E os blogues Do que se fala, e Quiosque. mais cruz vermelha do qual sou membro, também tenho lugar, para publicações de outros.

DIARIO AZUL



O DIARIO AZUL

Creative Commons License


umateladearco-iris is licensed under a
Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a Obras Derivadas 2.5 Portugal License.


"O DIARIO AZUL"




barbara yumá nascia no texas, filha de fazendeiro cubano e de mãe russa, barbara desde muito cedo, aprendeu a falar, fluentemente, o espanhol o russo, e o ingles.
por influencias do pai, parte para cuba e mais tarde, para a Europa, mais propriamente para a russia.
para Moscovo, leva, uma bolsa, de estudo.
ja, nos, serviços secretos, barbara é enviada para a suecia, onde fica a conhecer um dissidente anti-comunista, xavier cortin, um italiano, mas que, não era bem visto, aos olhos dos serviços de espionagem, pois aquele relacionamento não traria nada de importante, para os serviços.
meses depois foi transferida para londres, onde vem a casar, com, belchior bortckev, um homem com fortes ligações, ao partido e ao serviços, de informação.
belchior, e barbara não se entendem, e separam-se, algum tempo depois.
belchior, tem um acidente de viação, qundo ia, a 200 km/hora, numa auto-estrada, vem a falecer no hospital.
barbara, começa a enviar cartas ao seu amigo italiano, copiando, partes dessas cartas para um diario de capa azul, que levava, sempre consiguo, para onde ia.

dia 19 de abril s francisco quinta-feira
(...)querido amigo, começa-mos mal o nosso dia, chega-mos a s francisco era 7 horas da manhã, dali fomos até sta monica, estou exausta, e pior e que tivemos que ficar, por ali, em casa de constantino aquele grego, que tinha um iate, no monaco, lembras-te?
porque, uma tempestade, sobre esta zona, fez o oceano ficar, cinzento, medonho, e ventoso.belchior, não quis arriscar, tem medo dos ventos fortes.
mas depois, passou tudo, e, como era fascinante aquela imensidão de oceano pacifico, todos os dias descia as escadas de madeira, em direcção á praia, e a agua logo ali, eu ficava por ali, tempo sem fim.(...)

dia 26 de maio
(...)por incrivel que pareça, ainda estamos, em sta monica, não me consiguo habituar ao ares californianos, tentei convencer belchior para irmos para a florida, mas não consegui.(...)

dia 01 de agosto
(...)então xavier, como vão as coisas ai pela europa?, tens ido a paris? fico muito contente por saber que adquiriste uma nova casa na baviera, pela tua carta fiquei com a ideia que estas muito satisfeito, com essa nova aquisição, nunca mais falas-te do teu novo iate, que tinhas deixado ficar no monaco, e por falar nisso ainda o queres vender, ou trocar por outro maior.
belchior comprou uma tela para pintar. comprou tb, mais uns oleos, guaches, tintas, pinceis, o quarto esta um horror, passa tardes inteiras a olhar o mar.(...)

dia 23 de setembro
(...)quando receberes esta carta ja não estou na mesma casa, como deves ter visto no fax, que te enviei, belchior faleceu, o corpo foi para a croacia, país dele, como sabes, belchior, estava no texas, quando faleceu, a fazer o quê?? não sei, xavier.
ontem mudei-me para a casa de uns amigos de , long beach, á beira-mar, de costas para o mundo, e de frente para o Pacifico, tu sabias que não gostava de belchior, mas tenho saudades dele, fomos casados alguns anos, poucos, mas fomos.
mas voltando á nova casa emprestada, aproveitei, as bujigangas de belchior e começei eu a pintar telas, em frente está, o pacifico, é um esplendor, não me canso de olha-lo.(...)

dia 05 de janeiro
(...)então como foi o natal europeu? e a passagem de ano?, nas tuas cartas dizias que ias para o monaco a convite de uns amigos.
ah! tambem soube que viki, morreu!, sinto muito o sucedido, estava na india? e vinha, em breve? era isso!!(...)

dia 12 de fevereiro
(...) parabens sr presidente, não pude, deixar de mandar o fax, a dar os parabens.
apesar de ja o ter feito, pelo telefone(...)

dia 12 de maio bombaim
(...)cheguei ontem a bombaim espero poder percorrer a costa indiana, não conheço aqui ninguem, esta gente cor de café, com leite, não consiguo confiar neles, o meu quarto de hotel, é quente, alguns mosquitos, há dois dias está, uma vaca morta nas traseiras do hotel, isto para não falar do cheiro nauseabundo, que vem dos crematorios.
da janela do meu quarto não vejo o oceano indico, mas vejo o mar da arabia e se for para o outro lado da india vejo o golfo de benguela, estou a estudar essas hipoteses, para pintar novas telas.(...)

dia 24 de março
(...)deixei bombain, ja estive em pangim, mas como era de noite não tive tempo, para ver nada, hoje no dia em que te escrevo, estou no sri lanka, em colombo, que fica na costa do sri lanka de costas para o sueste da asaria e virada para as ilhas maldivas.
se fosse agosto poderia assistir ás peregrinações, que os cidadaos de kandy fazem o esala-perahera, a maior procissão da terra, dizem que é uma festa muito bonita os elefantes tem coberturas de tecidos coloridas e douradas e o povo ri e dança, ouvem-se, castanholas, enquanto milhares de tambores marcam ritmo.(...)

dia 08 de setembro australia
(...)australia, ca recebi as tuas cartas, fiquei satisfeita pq recebeste, mais um fax meu, estou na maior ilha do mundo e o menor continente, que existe á superficie da terra.
estou exactamente em bunbury, virada para o oceano indico, no lado oposto a camberra com a planicie de nullarber e o deserto stuart a meio, claro alem da grande baia australiana.
aqui querido amigo tudo e diferente do velho continente e da america. a paisagem é tão variada, a fauna, a flora. estive ontem em jim-jim ou seja uma queda de agua, que cai em tres degraus atraves das rochas amareladas e vegetação verde de varios tons.
o por-do-sol aqui o ceu fica vermelho cor de fogo, mas com varios tons, o ceu ja escuro, parece barras de fogo, em algumas partes o vermelho é mais rosado, ja alinha do horizonte é negra e tudo á volta.(...)

dia 15 de setembro
(...)seguimos mais para o litoral num jipe com dois australianos de sidney e finalmente chegamos ao litoral australianao, virado para o oceano indico, numa zona desertica onde não vive ninguem estamos num dos extremos do pequeno continente deve ser impossivel viver aqui, so ca existe matagais impenetraveis.(...)

dia 20 de setembro grecia
(...)cheguei ao mar egeu a atenas ontem ás 10.00 horas, a terra do constantino, lembras-te??? pois é, e,la estava ele, á minha espera, achei tudo aquilo, um exagero, uma tremenda recepção, precisavas ver? depois enviou-te as fotos, constantino esta mais forte do que era.
foi-me mostrar a acrople é uma cidade deslumbrante.
depois, constantino levou-me, a atenas dei umas voltas pela cidade, que poluição xavier!!!
pior que a tua roma.
entretanto e eu, e uns, amigos, fomos ate, ao mar adriatico e ficamos instalados numa casa do constantino, numa ilha do mar jonico, mesmo em frente, a messenia o lado oposto a atenas, la dormimos, e no outro dia fomos para uma ilha no mar de creta, pessoal conhecido dos constantino, sabes como ele e? querido a grecia como sabes esta rodeada de tres mares o jonico, o egeu, e creta, pintei-os todos em telas, com os guaches, oleos e aguarelas do belchior, ah! claro, ja comprei, mais.(...)

dia 05 de dezembro bordeus
(...)la rochele, iamos para bordeus, mas ficamos em rochelle, uma terra virada para o oceano atlantico, um mar de azul e negro, de vagas enormes quando esta tempestade e cinzento da cor do ceu.(...)

dia 22 de dezembro sta monica
(...)santa monica, cheguei, querido, finalmente á california, ja comecei a fazer os preparativos para o natal, dei praticamente a volta ao mundo, pintei centenas de telas ja mandei fazer quadros, que vão ser expostos, aqui, outros em s francisco, el l.a, e quem sabe n.y., e talvez europa.(...)

nesse natal em long beach o seu velho amigo estava, lá, na mansão, onde se passaria o natal, o sr presidente de estado, tinha vindo, ver a velha amiga, barbara yumá.
a sua paixão pelos mares e oceanos levou-a a pintar centenas, de quadros, e a fazer bastantes exposições em galerias.
no ano a seguir, barbara voa, ate nova york, para ir ter com o seu amigo xavier,o avião não chega a nova york, pq, cai ,a meio do deserto, dos sobreviventes, barbara, mais algumas pessoas, xavier interrompe reunião importante, para saber de barbara, barbara, depois de sair do hospital, vai com xavier para a europa, deixando os estados unidos, e a california, para tras.
no ano a seguir, o italiano perde as eleições, e vão os dois para os estados unidos, para a casa de barbara em sta monica, todos os dias vem o pacifico, e todos os dias , descem as escadas de madeira, e caminham, ao longo da praia, quando regressam ja, existe por ali muitas pessoas, a apanhar sol, sobem as escadas de madeira, e, entram em casa, e sentando-se, nos cadeirões almofadados, que estão na sala.
dali veem, então, atraves da janela, o oceano, como horizonte.
ana paula alberto caldeira 03/12/1993